O que é a automação de serviços bancários?
Quando bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras utilizam a automação para melhorar os principais processos comerciais, ela é chamada de automação de serviços bancários.
Os processos de negócios de serviços bancários e financeiros envolvem muitas tarefas repetitivas, o que os torna ideais para a tecnologia de automação de serviços bancários. Embora parte dessa transição digital tenha incluído o desenvolvimento de ferramentas complexas de automação para sistemas de investimento e detecção de fraudes, alguns dos benefícios mais significativos vieram da automatização de tarefas menores e mais simples encontradas mais amplamente dentro dessas instituições. A transição para a automação também permitiu aos bancos expandir as ofertas atuais de produtos e serviços que aproveitam a utilização dos dados. O que você poderia fazer se você conhecesse melhor seu cliente?
O setor de serviços bancários adotou principalmente as tecnologias de pouco código e sem código, como a Automação Robótica de Processos (RPA) e a IA de documentos (Inteligência Artificial). Por quê? Essas tecnologias exigem pouco investimento, são adotadas com o mínimo de interrupção, não requerem intervenção humana uma vez implantadas e são benéficas em toda a organização desde a C-suite até o atendimento ao cliente. E com a tecnologia mudando fundamentalmente os ecossistemas financeiros e de consumo, nunca houve um momento melhor para dar o próximo passo na aceleração digital.
O que a automação de serviços bancários pode me oferecer?
A maioria dos produtos e serviços que as instituições bancárias e financeiras oferecem utilizam ou se beneficiaram da automação. As tecnologias de automação de serviços bancários reduziram drasticamente os tempos de resposta, aumentando ao mesmo tempo o valor de cada hora de trabalho. Outros benefícios da automação de serviços bancários incluem:
Aumento da confiança
Os clientes querem fazer mais em menos tempo e se beneficiar das interações com suas instituições financeiras. Aplicativos de consumo front-end mais rápidos, tais como serviços bancários on-line e ferramentas de orçamento assistidas por IA atenderam bem a essas necessidades. Nos bastidores, a automação de serviços bancários melhorou os esforços contra a lavagem de dinheiro, ao mesmo tempo em que liberou a equipe para passar mais tempo atraindo novos negócios. O resultado é um toque mais pessoal e um aumento dos níveis de confiança.
Maior precisão
A automação dos serviços bancários reduz os erros humanos e o tempo necessário para completar essas tarefas a fim de maximizar a economia de custos. Melhores resultados de negócios e custos operacionais mais baixos são o resultado.
Eficiência
A automação de serviços bancários se tornou uma das maneiras mais acessíveis e econômicas de simplificar os processos de back-end, como o processamento de documentos. Essas soluções de automação simplificam as tarefas demoradas e se integram aos sistemas de TI downstream para maximizar a eficiência operacional. Além disso, a automação de serviços bancários fornece às instituições financeiras mais controle e uma análise mais completa e abrangente de seus dados para identificar novas oportunidades de eficiência.
Escalabilidade
Os programas de software tradicionais muitas vezes incluem várias limitações, dificultando a expansão e a adaptação à medida que o negócio cresce. Por exemplo, antigamente os profissionais passavam horas procurando e escaneando documentos necessários para identificar as tendências do mercado. Como resultado, o número de horas de funcionários disponíveis limitou seu crescimento. Hoje, vários casos de uso demonstraram como a automação de serviços bancários e a IA de documentos removem essas barreiras.
Melhores investimentos
Agora, os bancos e o setor de serviços financeiros podem manter grandes bancos de dados com diferentes estruturas, modelos de dados e fontes. Como resultado, eles são mais capazes de identificar oportunidades de investimento, identificar investimentos ruins mais cedo e combinar investimentos com clientes específicos com muito mais rapidez.
Flexibilidade de serviço
O setor de serviços bancários antigamente se concentrava exclusivamente na prestação de serviços financeiros. Hoje, muitas dessas mesmas organizações alavancaram suas novas habilidades para oferecer alfabetização financeira, educação econômica e bem-estar fiscal. Esses novos processos de serviços bancários muitas vezes incluem aplicativos de orçamento que auxiliam o público com economia, software de investimento e informações sobre aposentadoria.
Relatório de leitura obrigatória e único no setor
Saiba como os melhores desempenhos alcançam 8,5 vezes o ROI em seus programas de automação e como os líderes da indústria estão transformando os negócios para superar os desafios globais e prosperar com a automação inteligente.
Quem usa a automação de serviços bancários?
Os setores financeiro e de serviços bancários dependem de uma variedade de processos de negócios ideais para a automação. Muitos profissionais já incorporaram a RPA e outras automatizações para reduzir a carga de trabalho e aumentar a precisão. Entretanto, a automação de serviços bancários pode ir muito além desses processos, melhorando a conformidade, a segurança e o relacionamento com clientes e funcionários em toda a organização.
Processos de empréstimos
Os credores dependem da automação de serviços bancários para aumentar a eficiência em todo o processo, incluindo a concessão de empréstimos e a atribuição de tarefas.
Conformidade regulatória
A automação de serviços bancários ajuda a elaborar fluxos de trabalho personalizados e confiáveis para atender as necessidades regulatórias. Além disso, os funcionários também podem usar a trilha de auditoria para monitorar vários procedimentos e solicitações.
Serviços para os clientes
A transformação digital e a automação de serviços bancários têm sido vitais para melhorar a experiência do cliente. Algumas das vantagens mais significativas vieram da automatização da integração de clientes, da abertura de contas e das transferências, entre outras. Os Chatbots e outras comunicações inteligentes também estão ganhando popularidade.
Segurança da informação
Os profissionais da InfoSec adotam regularmente a automação de serviços bancários para gerenciar as questões de segurança com o mínimo de processamento manual. Esses aplicativos para as quais o tempo é fundamental melhoram muito com a velocidade na qual os processos automatizados ocorrem para uma maior detecção e capacidade de resposta às ameaças.
Recursos humanos
Agora, quadros de horários, pedidos de férias, treinamento, integração de novos funcionários e muitos processos de RH são popularmente automatizados com scripts de serviços bancários, algoritmos e aplicativos.
Serviços complementares
A automação de serviços bancários tem ajudado as instituições financeiras a oferecer mais serviços automáticos em tempo real. Esses serviços adicionais incluem seguro de viagem, pedidos de dinheiro estrangeiro, cartões de crédito pré-pagos, compras de ouro e prata e transferências globais de dinheiro.
Perguntas frequentes sobre automação de serviços bancários
A dica mais valiosa para a implementação de novos aplicativos de automação financeira é gastar mais tempo do que se pensa criando um plano detalhado. Este plano deve incluir:
Uma lista de tarefas repetitivas e demoradas garante o melhor retorno possível de seu investimento em automação.
Se você optar por automatizar um pequeno processo para testar a tecnologia, tenha um plano pós-implementação. Todos os envolvidos devem compreender as limitações da tecnologia. Também será preciso expandir se for bem-sucedido.
Verifique se as tarefas de automação atendem a todos os regulamentos legais e de conformidade.
Receba a aprovação total para implementar a tecnologia antes de começar.
Certifique-se de que você tenha acesso à tecnologia, à infraestrutura e aos conhecimentos necessários para implementar a tecnologia por completo.
Empresas do setor de serviços bancários e financeiros muitas vezes criam uma equipe de indivíduos experientes e familiarizados com toda a organização para gerenciar a aceleração digital. Esta equipe, às vezes chamada de Centro de Excelência (COE), procura oportunidades de automação inteligente e novas maneiras de transformar os processos de negócios. Eles gerenciam os fornecedores envolvidos no processo, supervisionam os investimentos em infraestrutura e a ligação entre funcionários, departamentos e gerência.
Conforme a RPA e outros softwares de automação melhoram os processos de negócios, as funções de trabalho mudarão. Como resultado, as empresas devem monitorar e ajustar os fluxos de trabalho e as descrições de cargos. Os funcionários inevitavelmente precisarão de treinamento adicional e alguns precisarão ser realocados para outros lugares. A documentação também será alterada.
O tempo e a localização das iniciativas de digitalização de processos de negócios podem facilitar ou acabar com planos completos de implementação de transformação digital. Para reduzir riscos associados, selecione cuidadosamente o melhor momento para implantar a tecnologia. Por exemplo, as tardes de sexta-feira às 16h seriam uma hora horrível para mudar um processo comercial se os especialistas técnicos de sua equipe saíssem às 17h. Identifique quando funcionários experientes terão tempo para aprender a nova tecnologia, ajudar a encontrar erros e ajudar outros funcionários a adotar a mudança.
Você também deve escolher cuidadosamente onde digitalizar os processos. Para ter mais chances de sucesso, inicie sua transição tecnológica em áreas menos adversas à mudança. Os funcionários nessa área devem estar ansiosos pela mudança ou pelo menos estar de mente aberta. Ela também ajuda a evitar processos voltados para o cliente até que você tenha testado completamente a tecnologia e decidido implantá-la ou expandir seu uso.
Uma vez implementado com sucesso um novo serviço de automação, é essencial avaliar toda a implementação. Veja o que funcionou bem, quais ideias não funcionaram tão bem quanto você esperava e procure maneiras de melhorar as futuras estratégias de implementação da automação de serviços bancários.
Ninguém sabe o que o futuro da automação de serviços bancários nos reserva, mas podemos fazer algumas suposições gerais. Por exemplo, a IA, o processamento de linguagem natural (PNL) e a aprendizagem de máquinas têm se tornado cada vez mais populares nos setores de serviços bancários e financeiros. No futuro, estas tecnologias poderão oferecer aos clientes um serviço mais personalizado sem a necessidade de um humano. Os bancos, credores e outras instituições financeiras podem colaborar com diferentes setores para expandir o escopo de seus produtos e serviços.
Como posso começar a usar a automação de serviços bancários?
As transformações digitais não precisam ser complexas e pesadas. Para aproveitar ao máximo a automação de serviços bancários, comece com um plano detalhado, adote uma tecnologia simples, mas de fácil utilização e reserve um tempo para avaliar os resultados. Nas mãos certas, a tecnologia de automação pode ser o investimento mais acessível e benéfico que você já fez.
Explore os recursos adicionais
O que é
Automação do Excel
O que é
Automação da SAP
O que são
Bots de software?
O que é a automação robótica de processos
(RPA)?