Gerenciamento de processos de negócios (BPM)
Interrompa operações empresariais ineficientes com o gerenciamento de processos de negócios ávido de otimização
O que é o gerenciamento de processos de negócios?
O Gerenciamento de processos de negócios (BPM), recentemente referido como Deep Digital Process Automation (DPA-deep, Automação de processos digitais profundos), é tanto a tecnologia quanto a prática de otimizar os processos e fluxos de trabalho da empresa para ser mais eficiente e adaptável. Para esse fim, o BPM normalmente inclui a automação de processos de negócios (BPA).
O objetivo do BPM é otimizar e automatizar os processos de negócios do início ao fim, transformando os processos, concentrando-se em seu propósito estratégico e no resultado esperado para remodelar a forma como as pessoas, os sistemas e os dados interagem.
O BPM não é uma disciplina nova, mas hoje as tecnologias e soluções de BPM estão evoluindo tanto no modo como são desenvolvidas quanto como interagem com outras ferramentas e objetivos de transformação digital.
Quais são os benefícios do BPM?
Eficiência
O BPM coloca a eficiência no topo da lista de projetos de processos, beneficiando processos em indústrias como Fabricação e equipes de atendimento ao cliente de front-office que dependem de eficiências para atender SLAs e metas de lucratividade.
Reduzir custos e erros
Semelhante à RPA, o BPM proporciona economia de custos e elimina erros. Para processos complexos em Contabilidade e Finanças, o BPM pode criar uma mudança de etapa na precisão e impulsionar o balanço geral.
Reduzir os tempos de ciclo
O BPM concentra-se em melhorar e otimizar as operações anteriormente emaranhadas, como o faturamento entre Vendas e Contas a Receber, para entregar um processo reimaginado que poupa tempo e melhora a experiência dos funcionários.
Melhorar a experiência do cliente
Os processos de reengenharia com BPM são muitas vezes acionados pelo aumento das expectativas dos clientes. O BPM é empregado para redesenhar processos para otimizar a experiência do cliente.
Revelar e simplificar processos de negócios complexos
O BPM envolve investir o tempo necessário para compreender processos pesados que proporcionam transparência e permitem que a organização se aproprie e otimize cada parte do fluxo de trabalho.
Melhorar a conformidade
O BPM aperfeiçoa processos e mapeia cada passo, resultando em processos que acompanham de perto cada item ao longo do fluxo de trabalho do processo, que é de valor crítico em setores orientados à conformidade, tais como Serviços Financeiros ou Indústria Farmacêutica.
Promover a transformação digital profunda
Os resultados estratégicos estão no centro dos esforços do BPM, o que significa que o BPM é aplicado com o objetivo de redesenhar processos de ponta a ponta para ser adaptável e autoajustável à mudança.
Aumentar a produtividade
O BPM cria operações comerciais simplificadas e impulsiona a automação de tarefas digitais para que os processos funcionem com mais rapidez e eficiência, e as pessoas possam se concentrar em trabalhos de maior valor.
Como o BPM funciona?
Como uma estrutura de gerenciamento de operações, o BPM reprojeta processos de negócios de ponta a ponta, muitas vezes alavancando software propositalmente desenvolvido para analisar como as pessoas, os sistemas e os dados interagem, com o objetivo de otimizar e automatizar todo o fluxo de trabalho do processo.
Como escolher processos para reprojetar o BPM x Automação no estado atual x terceirização
Como o BPM transforma a maneira como as coisas funcionam a longo prazo, ele é muitas vezes aplicado em conjunto com a automação ou terceirização imediata.
Uma solução de automação rápida como a RPA terá impacto inicial em atributos de execução como velocidade, eficiência e conformidade; a terceirização pode proporcionar ganhos semelhantes, com oportunidade de se beneficiar da experiência especializada do BPO.
Prioridade para BPM
Processos complexos que têm alto valor central e/ou transformador para o negócio, como reorientar os processos de prestação de serviços em torno da experiência do cliente
Considere a terceirização
Processos horizontais que não são fundamentais para o negócio, mas onde a execução das melhores práticas é valiosa, tais como processamento de folha de pagamento ou TI.
Priorizar a automação com a RPA
Processos que necessitam de redução imediata de erros e liberarão recursos para trabalhos de maior valor. Os melhores candidatos do processo serão altamente estruturados e repetitivos.
Transformação digital, automação inteligente e o futuro do BPM
Os processos de negócios não se limitam a fazer as coisas, eles incorporam vantagens competitivas e determinam a rentabilidade. É por isso que a corrida para inovar e acelerar os processos de negócios em direção à transformação digital está em andamento.
Em resposta às exigências da transformação digital, tanto o BPM quanto as ferramentas de automação evoluíram para soluções inteligentes que cada vez mais trabalham lado a lado para facilitar a transformação digital.
Soluções inteligentes de BPM trabalham em profunda transformação e inovação de processos. A automação inteligente apoia esse trabalho, ajudando a automatizar o caminho para a otimização com a descoberta de processos integrados e processamento inteligente de documentos e, ao mesmo tempo, permitindo a automação rápida do processo imediatamente, sem analisar ou reprojetar primeiro o fluxo de trabalho.
Como o BPM e a automação funcionam juntos?
O Gerenciamento de processo de negócios (BPM) trabalha de mãos dadas com ferramentas de automação como a RPA para executar processos otimizados.
Em poucas palavras, a automação de processos de negócios é a chave para a implementação de processos que foram otimizados com o BPM. O BPM como prática, assim como o software projetado para apoiá-lo, foca o resultado comercial desejado, ou no resultado, em vez do processo em si, o que significa que os processos existentes provavelmente serão completamente reestruturados (interrompidos) para reprojetá-los para eficiência e otimização.
Uma vez que um processo é reprojetado, as tecnologias de automação são aplicadas para alcançar ótimas eficiências na execução do novo fluxo de trabalho do processo. A automação não precisa de BPM para ter um grande impacto no desempenho do processo. Mas, o BPM precisa de automação para dar vida aos processos transformados.