Blog
Automação Cognitiva: Comprometimento com os resultados de negócios
Temos a honra de apresentar nosso escritor convidado, Pankaj Ahuja, diretor global de Operações de Processos Digitais da HCLTech. Com vasta experiência e conhecimento no cenário em constante evolução da automação de processos digitais, Pankaj fornece insights inestimáveis sobre o poder transformador da automação cognitiva. Junte-se a nós enquanto ele compartilha seu profundo conhecimento sobre essa alternativa dinâmica e inteligente à automação convencional. Ele explicará o impacto nas empresas e a função essencial no aumento da competitividade e agilidade no acelerado ambiente de negócios. A perspectiva de Pankaj Ahuja promete lançar uma luz sobre os desenvolvimentos de ponta no mundo da automação.
Embora a automação empresarial não seja um fenômeno novo, os casos de uso e a taxa de adoção continuam a aumentar. Isso se reflete no mercado global da automação empresarial, que deverá crescer a uma CAGR de 12,2%, atingindo 19,6 bilhões de dólares até 2026.
À medida que a tecnologia evolui, o mesmo ocorre com a automação de processos empresariais, traçando o próprio caminho de inovação: Deixando de focar no ROI obtido com a automação de tarefas individuais e processos simples, o setor passa a adotar uma visão holística da automação como um mecanismo para atingir metas e objetivos de negócios alinhados com publicações de metas, KPIs organizacionais e mandatos executivos em constante mudança.
No passado, apesar de todos os esforços, mais de 50% dos projetos de transformação de negócios não conseguiram alcançar os resultados desejados com as abordagens de automação tradicionais. A automação não tinha um elemento essencial: a IA cognitiva.
Introdução à automação cognitiva
A automação cognitiva aproveita a IA cognitiva para entender, interpretar e processar dados de uma maneira que imite a consciência humana e, assim, reproduza as capacidades da inteligência humana para tomar decisões informadas. Ao combinar as propriedades da automação robótica de processos com IA/ML, IA generativa e análises avançadas, a automação cognitiva se alinha com as metas de negócios abrangentes ao longo do tempo.
Para implementar a automação cognitiva de maneira eficaz, as empresas precisam entender o que há de novo e quais são as diferenças das abordagens de automação anteriores. A tabela abaixo explica as principais diferenças entre a automação convencional e a cognitiva.
Mas onde as empresas implementam a automação cognitiva? A resposta simples é: Em qualquer lugar! Na verdade, vamos ver alguns casos de uso comuns.
- Atendimento ao cliente
- Análise de sentimentos com IA para monitorar as redes sociais e o feedback do cliente e coletar insights sobre a percepção do público.
- Chatbots e assistentes virtuais usando a linguagem natural para melhorar o engajamento do cliente.
- Extração de dados
- Capacidade de analisar e extrair informações de documentos legais com alta precisão e eficiência.
- Aceleração do processo de contas a pagar extraindo dados relevantes de faturas e outras fontes.
- Saúde
- A análise da estrutura química pode ajudar a prever a eficácia e identificar medicamentos candidatos potenciais.
- A análise dos dados do paciente ajuda no diagnóstico preciso e no atendimento.
- Manutenção preditiva
- Redução do tempo de inatividade da fabricação, prevendo quando os equipamentos precisarão de manutenção.
- Possível otimização da programação da frota com a análise dos dados dos sensores de veículos.
Devido à sua natureza, a automação cognitiva gera benefícios tangíveis inerentes para as empresas, não importando onde sejam aplicados. As capacidades de destaque incluem:
- Lidar com tarefas complexas processando dados não estruturados e linguagem natural para ajudar as empresas a automatizar uma faixa mais ampla de processos.
- Melhor tomada de decisões, melhor atendimento ao cliente e alocação de recursos mais eficaz, com decisões e previsões aprimoradas baseadas em dados
- Engajamento do cliente aprimorado com interações personalizadas e conscientes do contexto.
- Escalabilidade sem aumento significativo nos custos operacionais, o que é bastante benéfico para as empresas que enfrentam crescimento não planejado
- Taxas de erro reduzidas por meio da automatização de tarefas cognitivas, levando a resultados de maior qualidade e melhor conformidade
- Maior produtividade ao liberar os funcionários de tarefas repetitivas e demoradas
- Economia de custos a longo prazo por meio do aumento da eficiência, redução das taxas de erro e otimização da alocação de recursos
- Vantagem competitiva para as empresas que permanecem ágeis com as mudanças, tomam decisões mais rápidas e informadas e proporcionam experiências melhores aos clientes.
Não é de surpreender que o mercado global de automação cognitiva deverá crescer em espiral entre 2023 e 2030, a uma CAGR de 27,8%, avaliada em 36,63 bilhões de dólares.
O passo certo à frente
O poder transformador da automação cognitiva é evidente no acelerado cenário dos negócios de hoje. A automação cognitiva apresenta-se como uma alternativa dinâmica e inteligente à automação convencional, com a capacidade de superar as limitações da sua antecessora e ter um alinhamento perfeito a um espectro diversificado de objetivos de negócio. Isso a torna uma ferramenta vital para as empresas que buscam melhorar a competitividade e a agilidade em um mercado em constante evolução.
A implementação bem-sucedida da automação cognitiva requer a experiência de um parceiro tecnológico experiente: A HCLTech tem recursos comprovados e uma história de ajudar empresas a enfrentar as complexidades dessa tecnologia transformadora e garantir sua integração perfeita em toda a organização.
Em um cenário em que a adaptabilidade e a eficiência são fundamentais, as empresas que colaboram com parceiros de confiança para adotar a automação cognitiva são as que têm mais sucesso no cumprimento e na superação dos resultados de negócios estabelecidos.
Compartilhar isso:
Blogs relacionados
Sobre Pankaj Ahuja
Pankaj é diretor global de Operações de Processos Digitais da HCLTech.
Inscreva-se por e-mailVisualizar todos os posts LinkedIn