O que é a Aceleração digital?
A maioria das empresas vem migrando para a transformação digital há anos, mas a chegada da pandemia pressionou as organizações a se adaptarem.
As empresas sempre compreenderam a necessidade de serem flexíveis e de se adaptarem às mudanças. No entanto, muitos subestimaram o grau de flexibilidade necessário quando o Coronavírus tomou conta do mundo. As organizações se prepararam para fazer a transição para forças de trabalho remotas, entregas sem contato e, em alguns casos, migrar para modelos de negócios inteiramente novos. Muitos se esforçaram para simplificar os fluxos de trabalho e tornar seus dados acessíveis quando e onde fosse necessário. O resultado? O nascimento da aceleração digital e a ampla adoção da gestão de processos digitalizados.
Tecnologias como serviços da nuvem, tecnologia móvel, aprendizagem de máquina (ML) e inteligência artificial (IA) têm impulsionado a automação e a digitalização de processos de negócios essenciais, ao mesmo tempo em que oferecem novos insights e oportunidades. As empresas podem alcançar mais após mudarem o foco para a aceleração digital e adotaram tecnologias mais novas.
O que a aceleração digital pode me oferecer?
A forma como as empresas adotam novas tecnologias determinará como elas se beneficiarão com a prática. Aqui estão algumas vantagens comuns da digitalização de processos de negócios e da aceleração digital:
Preparar para o futuro
A Covid não será a última mudança drástica no mundo digital ou no mundo dos negócios. O comportamento do consumidor também pode mudar drasticamente o ecossistema empresarial com a chegada de novas tecnologias e tendências sociais. As empresas que querem não apenas sobreviver, mas prosperar em seu novo ambiente, devem aprender a se adaptar rapidamente durante os períodos de incerteza.
Inovação
A aceleração digital capacita as empresas fornecendo acesso a dados em tempo real, novas metodologias e métricas, o que abre caminho para a identificação de novas oportunidades. Portanto, as empresas que adotam a tecnologia cedo e são flexíveis o suficiente para se adaptarem, estarão em uma posição única para oferecer algo que seus concorrentes não podem.
Economias financeiras
O software tradicional não se adapta bem às necessidades e aos processos de negócios modernos. Muitas vezes é um desafio para se trabalhar com a informação. Requer o desenvolvimento de softwares caros e nem sempre facilita a adaptação das organizações às modernas práticas comerciais. A aceleração digital é uma solução de baixo custo e alto ROI para estes problemas.
Escalabilidade
Conforme as empresas crescem e se expandem para incluir novas oportunidades, sua tecnologia muitas vezes se interpõe no caminho. Não pode ser escalada. Ou, pelo menos, não pode ser escalada na velocidade dos negócios. As novas tecnologias digitais, como os serviços na nuvem, permitem que as empresas aumentem a escala sem interrupções significativas ou transições complexas.
Redução nos custos de mão-de-obra
Atualmente, muitos funcionários altamente qualificados perdem horas todos os dias com tarefas manuais e repetitivas que softwares e tecnologias de automação mais recentes poderiam estar fazendo por um custo muito menor.
Melhoria na tomada de decisões
As empresas tomam as melhores decisões que podem com as informações disponíveis no momento. Se os dados estiverem incompletos, fragmentados ou ausentes, eles não podem informar as decisões. Eles podem até mesmo distorcer as informações e contribuir para erros dispendiosos. A aceleração dos dados centraliza e integra informações, facilitando a geração de relatórios, a avaliação dos impactos das mudanças e até mesmo a identificação de novos produtos e serviços antes obscurecidos pelos silos de dados.
Relatório de leitura obrigatória e único no setor
Saiba como os melhores desempenhos alcançam 8,5 vezes o ROI em seus programas de automação e como os líderes da indústria estão transformando os negócios para superar os desafios globais e prosperar com a automação inteligente.
Quem usa a aceleração digital?
As empresas e organizações de quase todos os setores adotaram a aceleração digital. Algumas delas incluem:
Serviços bancários
Bancos e cooperativas de crédito começaram sua transformação digital muito antes da Covid, mas rapidamente se adaptaram à aceleração digital com sua chegada. Essas organizações expandiram muito seus serviços por meio de aplicativos móveis de ponta, serviços de investimento e novas e modernas plataformas de serviços bancários online.
Telecomunicações
A mudança nas exigências de atendimento ao cliente no setor de telecomunicações impulsionou a mudança para a aceleração digital. Os líderes de mercado adotaram muitas novas tecnologias, incluindo chatbots e agentes inteligentes, para responder às perguntas dos clientes e fazer a triagem das respostas. Eles também trabalharam com outras indústrias para fornecer aos clientes novas plataformas digitais, como a telessaúde.
Seguros
As empresas de insurtech e fintech abraçaram novas iniciativas digitais, pegando rapidamente dados de fontes de nuvens e analisando-os com aprendizagem de máquinas e IA para fornecer cotações e processar reclamações em uma fração do tempo. Elas aumentaram a rentabilidade, a funcionalidade e a retenção de clientes.
Saúde
As iniciativas de transformação digital permitiram que as empresas de assistência médica digitalizassem seus esforços. Muitos agora usam streaming de vídeo e aplicativos móveis para diagnosticar e prescrever tratamentos remotamente. Eles também podem integrar pacientes, atualizar registros de pacientes e se comunicar com as partes interessadas instantaneamente.
Comércio eletrônico
As empresas de comércio eletrônico com o conhecimento e a disposição de assumir riscos têm colhido os frutos da aceleração digital. Ela está totalmente integrada a seu modelo operacional. Alguns exemplos disso incluem mecanismos de sugestão, campanhas de marketing orientadas por IA e a adoção precoce de serviços como hospedagem na nuvem e modelos SaaS.
Serviços profissionais
Psicólogos, advogados e muitos outros profissionais adotaram novos modelos de negócios digitais. Aqueles que não migraram rapidamente para o online no início da pandemia. Hoje, eles aproveitaram novas oportunidades para expandir suas ofertas de clientes para novos produtos e serviços, o que nunca teriam considerado anteriormente.
Perguntas frequentes sobre a aceleração digital
Não exatamente. A transição digital, como a maioria das empresas a conhece, envolve a transformação de um processo digital de cada vez, uma vez que eles têm o tempo, o capital ou um ROI alto o suficiente para fazê-lo. É um objetivo de curto prazo, em oposição a uma jornada de longo prazo.
A aceleração digital é uma estratégia de negócios que orienta o futuro das empresas. Ela desloca o foco da digitalização de um processo para a adoção das tecnologias mais recentes, tais como a automação de processos de negócios, a visualização de dados, a aprendizagem de máquina e IA. Em vez de um destino ou objetivo final, ela está constantemente se esforçando para ganhar com as mais novas opções e observando o que está por vir.
Muitas empresas abraçaram a transição digital, fazendo investimentos significativos em infraestrutura e apenas ficaram longe de atingir seus objetivos. Há muitas razões pelas quais isso pode acontecer, mas os fatores de confusão são muitas vezes o problema.
Os processos de negócios e a infraestrutura dependem muito uns dos outros. Um processo pode parecer insignificante, mas, na prática, pode ter um impacto significativo em toda a organização. Portanto, os benefícios da atualização da infraestrutura podem não aparecer até que os processos relacionados mudem. A aceleração digital funciona de forma oposta por esse motivo.
Em vez de grandes mudanças e investimentos iniciais, a aceleração digital se concentra em fazer uma série de passos menores que têm benefícios mais significativos em geral. Por quê? Você pode ver as vantagens quase imediatamente e quaisquer riscos ou custos serão insignificantes. Pequenas mudanças tendem a causar pouca interferência e, juntos, esses benefícios motivam as transições subsequentes.
Quando você começa a adotar um paradigma de aceleração digital, você começa com pequenas mudanças. Estas mudanças raramente exigem a implementação de uma equipe de engenheiros ou técnicos. Você pode automatizar processos de negócios como a transferência de dados para arquivos CSV, por exemplo, por meio de uma interface de fácil utilização. Você mesmo pode configurá-los ou comprar bots pré-fabricados.
Tecnologias menores como a Automação robótica de processos (RPA) têm outra vantagem significativa: Como eles não exigem especialistas em automação altamente qualificados, quase todos na organização podem criar e implantar seus bots. Sua empresa pode fazer várias mudanças em pouco tempo, sem colocar toda a pressão sobre um indivíduo ou departamento.
Cada negócio tem necessidades únicas, sensibilidade à mudança e é impactado pela tecnologia de diferentes maneiras. Infelizmente, não temos um guia ou uma estratégia com todas as respostas. Para obter o máximo de seus esforços de transformação digital, analise sua organização e trabalhe com todos para criar uma estratégia digital vencedora.
Examine todo o processo de negócios para identificar pontos fracos, ou seja, processos manuais e repetitivos que exigem uma quantidade significativa de tempo. Em seguida, organize-os em uma estratégia que funcione melhor para a empresa e para as pessoas dentro dela. Esses processos e sistemas aliviarão a maior parte da pressão, criarão a menor quantidade de interrupção e terão os benefícios mais visíveis.
Os profissionais da C-suite entendem que as novas e emergentes startups são e continuarão a ser uma ameaça. A maturidade digital não manterá as organizações na liderança por muito tempo. A única maneira de as empresas tradicionais e digitais permanecerem à frente é continuar inovando, melhorando os processos de negócios existentes e buscando novas oportunidades.
A aceleração digital mantém os negócios ágeis o suficiente para se adaptarem rapidamente quando surgem novas ameaças ou oportunidades, fornecendo as informações e insights necessários para inovações inteligentes. Em resumo, a tecnologia é tanto para acompanhar a concorrência e melhorar as práticas comerciais existentes quanto para o crescimento e o sucesso futuro.
A adoção de novas tecnologias impactará e mudará o resto dos negócios ao seu redor. Eventualmente, você terá que ajustar as descrições de cargos e os níveis do pessoal. Se antes você precisasse de cinco pessoas em funções estritas de RH, agora você pode precisar apenas de quatro em funções tradicionais de RH. Você eventualmente precisará de especialistas em tecnologia interna ou engenheiros de automação para exclusivamente gerenciar atualizações de software, redes e outros problemas relacionados a TI.
Outra mudança a ser notada é que suas ofertas atuais também podem mudar. Com o aumento das capacidades digitais, você pode decidir oferecer treinamento online, assinaturas ou outros recursos digitais que antes da transição não eram possíveis. Como alternativa, você pode atrair novos clientes que requerem serviços diferentes para uma experiência do cliente ainda melhor.
Como posso começar a usar a aceleração digital?
A aceleração digital começa com um plano. Procure mudanças menores que tenham um impacto mais imediato, como uma nova ferramenta de comunicação ou um dos bots de RPA da Automation Anywhere. Depois, determine quanto tempo o novo processo levará para ser implementado, quanto tempo será poupado e quando será mais conveniente para sua empresa testar e adotar a tecnologia mais recente.
Uma vez implantada a nova tecnologia, pare e analise todo o processo do início ao fim, meça os resultados e identifique o que funcionou e o que não funcionou. Melhore o procedimento de transição e repita a investigação até estar satisfeito. Depois, dê mais um pequeno passo na sua jornada de aceleração digital e comece novamente.
Explore os recursos adicionais
O que é
software de automação?
O que é
Automação da CRM
O que são
Bots de software?
O que é a automação robótica de processos
(RPA)?